- Área: 78 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Carlos Berdejo Mandujano
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um projeto de natureza religiosa costuma buscar uma conexão espiritual íntima, caso seja destinado um usuário individual; e, no caso de uso comunitário, as funções se concentram em comemorações e celebrações. Estas funções comuns ao programa exigem a criação de um conceito versátil e quase simples em termos plásticos, em que o protagonismo se encontra nos seus usuários e naquele ser ou imagem de conexão. A conexão entre o usuário e este ser superior é regularmente baseada na orientação vertical e é neste ponto que o layout do projeto atende a estes objetivos.
A capela serve de como um espaço de acolhimento no complexo hoteleiro Villas La Escondida, localizado em uma cidade chamada La Garza, Chiapas; uma área voltada principalmente para a agronomia. O projeto religioso procura criar uma conexão muito direta com seus usuários, a partir de um percurso pedonal de 500 metros que valoriza a experiência do deslocamento em direção à capela. "A principal intenção do projeto é que esteja à vista, mas não ao alcance da mão", deixando um espaço de intimidade e privacidade entre o usuário e o ser superior.
A manutenção nestas áreas pode exigir muita atenção, razão pela qual as paredes da capela estão separadas do solo e são unidas praticamente apenas pelo retábulo, sem sequer se conectarem por uma cobertura tangível. Um domo de vidro permite a passagem de luz natural que se decompõe até deixar de atingir drasticamente o chão, que por sua vez absorve esta luz natural, devido ao seu tom escuro, com o benefício de ser fácil de limpar e não requerer tratamento.